segunda-feira, 5 de julho de 2010



Ontem fui ver Alice no País das Maravilhas. Não achei o filme grande coisa, mas minhas opiniões sobre como a história foi contada não importam muito por aqui. Vamos falar das roupas? Essas me surpreenderam positivamente, sobretudo os figurinos de Alice, da Rainha Vermelha e dos personagens coadjuvantes, como o coelho, os gêmeos, os soldados vermelhos, a ratinha, a mãe de Alice e tal.
Desde a seleção do elenco Tim Burton deixou claro que queria atores com aparência vitoriana. Isto é: muito pálidos, europeus, sem tatuagens. Nas primeiras cenas do filme me senti uma mulata que toma sol na laje todo santo dia de tão brancos que eram os atores, sobretudo a atriz que interpretava Alice, Mia Wasikowska.

Alice: Adorei todos os figurinos dela. O filme manteve o azul como cor predominante do figurino de Alice, creio eu que em respeito e como referência ao primeiro filme de “Alice No País das Maravilhas” feito pela Disney, que foi quem inventou que o vestido dela era azul já que as ilustrações originais do livro são p&b e a cor não é mencionada. Em seus encolhimentos e crescimentos, Alice usa vários vestidos, todos lindos, folgados e inocentes de forma pouco óbvia. Nas cenas em que aparece pequena, vestido é igualzinho ao do desenho da Disney, sugerindo que aquela Alice e essa nova são a mesma, que a animação foi uma das muitas viagens dela ao País das Maravilhas.
Tim Burton manteve sua identidade visual em detalhes pequenos, como uma discreta luva listrada usada por Alice. Me pareceu uma versão pequenininha das luvas dos oompa-loompas, da Fantástica Fábrica de Chocolate. O cabelo eu não gostei, achei muito óbvio usar um cabelo loiro, enorme e ondulado. Opção mais fácil.

Nenhum comentário: